Artesanatos em MDF

Você conhece artesanato em MDF?

MDF é a sigla internacionalmente utilizada para referir "Medium Density Fiberboard" que podemos traduzir como "Chapa de Fibras de Madeira de Média Densidade".



Trata-se de um produto derivado da madeira, produzido a partir das suas fibras aglutinadas por uma resina sintética.

Comparativamente a outros produtos derivados da madeira, a distribuição uniforme da fibra em toda a sua espessura permite operações de usinagem precisas, sem prejuízo na qualidade da superfície daí resultante.

O MDF standard está cada vez mais a ser usado com sucesso para a fabricação de Tampos de mesa, painéis de portas e frentes de gavetas com topos moldados ou superfícies perfiladas.

Com o MDF, consegue-se tingir e envernizar, laquear ou revestir com lâmina de madeira usufruindo da sua excelente maquinabilidade e boas performances no lixamento e acabamento.

O artesanato em MDF é muito prático e popular, com baixo custo é possível aproveitar para vender seus objetos decorados ou fazer criações personalizadas, decorando com o seu próprio gosto e estilo.

As técnicas são feitas : selagem, lixamento, pintura e colagens de guardanapos, adesivos e outros materiais.

O artesanato com este material é uma solução econômica para substituir objetos que em outras ocasiões seriam comprados.

Além da cozinha, podemos usar diversas soluções para decorar a casa usando o MDF, entre este objetos, estão os vasos, porta-retratos, bandejas para objetos decorativos, molduras, caixas, santuários e outros.       

As caixas em MDF são usadas para guardar jóias, medicamentos, maquiagem, chás e muito mais.

Além disso, tem muita noivinha usando essas lindezas para surpreender os padrinhos de casamento, mas também muitas mamães caprichosas oferecendo as caixinhas personalizadas como lembrancinha de aniversário e batizado.


Para fazer sua caixa personalizada, você precisará de :

Caixa em MDF cru (tamanho 15 cm x 15 cm x 5 cm)

Tecido grosso

1 metro de fita de cetim nº3

Meia pérola – 5 unidades

Lixa para madeira nº 180

Espátula ou cartão velho

Cola branca

Tinta PVA da cor desejada

Rolinho e pincel

Tesoura

Corte o tecido no tamanho suficiente para forrar a tampa, inclusive as laterais, espalhe cola branca por toda a superfície da tampa.

Cole o tecido na tampa e, com a ajuda de uma espátula, estique-o e faça a colagem apenas na parte de cima. Deixe a cola secar.

Enquanto a tampa seca, prepare a caixa para ser pintada. Lixe toda a parte externa da caixa e retire o pó antes de começar a pintura. Passe tinta na caixa usando um rolinho de espuma. Depois da pintura feita, deixe a peça secar.

Depois que a primeira camada de tinta estiver seca, repita a lixa levemente e passe mais uma demão de tinta. Depois que a tinta estiver seca, cole no fundo da caixa 4 meia pérolas, uma em cada canto. Esse item serve de pé, vai ajudar a aumentar a durabilidade da peça.

Depois que o tecido da tampa estiver seco, passe cola nas laterais da tampa e cole o tecido que estava sobrando. Faça as dobras que forem necessárias, deixe bem firme o tecido das quinas. Refile o excesso de tecido para dar um bom acabamento.

Cole a fita de cetim deixando-a bem firme nas bordas da tampa. Por cima da fita, cole um laço Channel e uma meia pérola para deixar a peça com um acabamento bem delicado.

Depois que as duas partes estiverem bem secas, a caixinha já pode ser usada. Veja só como a caixa decorada fica linda depois de pronta.

Você pode trabalhar com artesanato e ganhar dinheiro em casa. Eu escolhi trabalhar com laços e  tiaras para bebê. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer uma tiara delicada infantil

3 dicas para você comprar materiais de artesanato on-line

Como Fazer Massa Caseira de Biscuit